Detran-MG testa uso de câmeras em carros no exame de habilitação

19/09/2013

Candidatos à carteira de habilitação, 10 alunos fizeram ontem os exames de direção da autoescola em carros com câmeras que registram tudo o que ocorre na prova. Ainda em fase de testes, o projeto está agradando aos futuros motoristas e examinadores do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), que destacam a transparência das avaliações na baliza e no circuito de trânsito, evitando principalmente qualquer esquema de compra de carteira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano da Silva, todos os carros de autoescolas devem receber as câmeras até dezembro. O Detran-MG informou que este é o primeiro teste de uma empresa de São Paulo e que outros serão avaliados. Definida a tecnologia, uma portaria deverá ser publicada para homologar o sistema, mas ainda sem previsão de prazos.

ntem, os testes foram feitos com cinco câmeras acopladas em cada carro. Uma delas, no teto, monitora o trajeto e consegue flagrar as expressões faciais do candidato pelo espelho retrovisor, gravando inclusive conversas entre aluno e examinadores. Há outra câmera nos pedais, duas nas laterais e uma quinta na traseira do veículo. Oito autoescolas foram cadastradas para os testes, mas ontem apenas cinco tinham alunos aptos para o exame de direção.

Fonte: Estado de Minas